• Bastidores RIT

Torta Aberta de Alho-Porró

Aqui nessa edição do Hummm...Saboroso! você vai aprender a fazer esta delicia de torta aberta com recheio de alho-porró e cobertura de creme de ricota .

Torta Aberta - Massa 2 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada 200g de manteiga sem sal 1 ovo 1 colher (sopa) de ervas finas 1 colher (chá) de sal Água gelada para dar ponto a massa


Recheio: 2 colheres (sopa) de azeite 3 cebolas grandes cortadas em rodelas finas 2 alhos-porró cortados em rodelas finas 2 dentes de alho picados 3 ovos 1 lata de creme de leite 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado 1 colher (sopa) de molho inglês 1 colher (chá) de noz-moscada 1 colher (sopa) de ervas finas Sal e pimenta a gosto


Recheio II: 2 colheres de sopa de manteiga 1/2 cebola picadinha 3 colheres de sopa de shoyo 500g de shimeji


Modo de Preparo:

Em uma frigideira, aqueça o óleo e refogue a cebola. Acrescente os cogumelos, o shoyu.

Refogue até os cogumelos ficarem macios e o caldo secar. Desligue o fogo .

Despeje sobre a massa e leve ao forno médio (180ºC), preaquecido, por cerca de 20 minutos.


Cobertura: 400g de ricota 1 tata de creme de leite 3 ovos pimenta do reino á gosto 1 pitada de noz moscada 1/2 colher de sopa de sal 1/2 xícara de salsa picada

Modo de Preparo:

bata no liquidificador todos os ingredientes menos a salsa. Misture a salsa e cubra os cogumelos. Leve ao forno até dourar.


Modo de Preparo Massa

Em uma tigela coloque a farinha de trigo peneirada, o sal, a manteiga cortada em laminas e misture bem até formar uma farofa.

Acrescente o ovo, as ervas finas e a água gelada (está aos poucos), e misture com a ponta dos dedos até formar uma massa uniforme. Enrole em papel filme e deixe descansar no refrigerador por 30 minutos.

Modo de Preparo Recheio :

Coloque em uma panela o azeite, a cebola, o alho, o alho porró e leve ao fogo médio, mexendo de vez em quando, por uns 10 minutos ou até murcharem.

Não deixe fritar. Retire do fogo e deixe esfriar. Reserve.

Em uma vasilha bata ligeiramente os ovos, o creme de leite, o queijo parmesão, o molho inglês, a noz-moscada e misture bem até formar uma mistura cremosa.

Tempere com sal e pimenta a gosto. Misture o creme com as cebolas refogadas.

Montagem :

Abra a massa com um rolo e forre uma forma refratária de uns 25cm de diâmetro. Coloque o recheio e polvilhe com queijo parmesão ralado.

Leve a torta ao forno por 30m.

6 visualizações

Posts recentes

Ver tudo