top of page

No Dia Nacional dos Quadrinhos, conheça "A Turminha da Graça"

A Turminha da Graça é uma publicação infantil mensal da Graça Kids. Possui o lema de promover a educação cristã como meio para a formação de caráter.


Por Rodrigo Cavalcante, Jornalismo RIT TV, São Paulo

31/01/2023 15h10 Atualizado há 2 minutos



Graça Kids — Foto: Reprodução/ Graça Kids



Também conhecidas como HQ's, as histórias em quadrinhos são um modelo de leitura que mistura elementos textuais e visuais, criando a sensação de sequenciamento das cenas. Essa data visa homenagear este gênero literário, um grande responsável por apresentar e incentivar as crianças ao mundo da literatura. No Brasil, as histórias em quadrinhos surgiram em meados do século XIX, mas apenas se popularizou com o lançamento de clássicos como “a Turma da Mônica”, “o Menino Maluquinho”, entre tantos outros.


A explicação para a escolha desta data está no fato de ter sido em 30 de janeiro de 1869 que foi publicada a primeira história de quadrinho brasileira: “As aventuras de Nhô-Quim ou impressões de uma viagem à corte”, autoria do cartunista Angelo Agostini, publicada no periódico vida fluminense. Nessa história é apresentada a imagem de um caipira, que se tornou um dos principais símbolos da cidade de Piracicaba, no estado de São Paulo.


A partir de 1984, ficou instituído, através da associação dos quadrinistas e cartunistas do estado de São Paulo, que todo o dia 30 de janeiro se comemoraria o dia do quadrinho nacional, em homenagem ao trabalho de Agostini. Desde então, anualmente, como parte das celebrações desta data, a associação organiza o prêmio Angelo Agostini, que tem o propósito de prestigiar os talentosos profissionais brasileiros que atuam na produção de histórias em quadrinhos. Seja em seus modelos infantis que tem o objetivo de entreter ou nas grandes histórias de super-heróis, as HQ’s são uma febre longe de acabar o seu reinado. E até mesmo a graça editorial conta com publicações em quadrinhos.


Um dos maiores exemplos é a Turminha da Graça, publicados de forma contínua desde 2005. Nas histórias, os personagens discutem temas atuais, ajudando crianças a compreenderem o mundo. Os personagens também estão presentes em jogos, livros para colorir, bíblias e animações. Histórias como "ser criança", "uma lição valiosa" e a verdadeira fortaleza" se tornaram um ótimo conteúdo para uso na educação religiosa das crianças.




31 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page