• Missionário R. R. Soares

PERANTE O DEUS DOS CÉUS 07/07/2021

E sucedeu que, ouvindo eu essas palavras, assentei-me, e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus. Neemias 1.4


A ansiedade para ouvir as palavras trazidas pelo seu irmão a respeito do que acontecia em Israel, após a ida do melhor do povo para o cativeiro, deu lugar a uma tristeza imensa no coração de Neemias, pois a prometida terra, agora, era só sofrimento. Quem ficou naquele lugar arrasado não sabia o que fazer nem buscar o Senhor. Jerusalém era uma cidade aberta, pronta a ser invadida a qualquer momento. Por todos os lados, só se via desolação. Que tragédia!


Neemias não se conteve e assentou-se. Não dá para ficar de pé, quando se recebe más notícias. Elas mudaram o seu semblante e, ali, ele soube o que o Altíssimo o chamava para fazer em relação à terra que custou tanto sangue e suor dos seus antepassados e, naquele momento, estava completamente abandonada. Cada relato enchia-o de pesar e lágrimas. Ele procurava respostas, mas não as encontrava.


O servo de Deus não fazia outra coisa a não ser chorar, tentando falar com o Senhor sobre como reergueria aquele lugar, para que todas as pessoas pudessem ver e meditar no que o Onipotente lhes falaria. Mas o que fazer, se eles estavam debaixo da autoridade do rei persa, o qual nem tinha um plano para levantar aquela terra de novo? As suas lágrimas foram recolhidas e colocadas no odre divino (Sl 56.8).


Os dias seguintes foram de lamentação, porque não era possível que Deus os tivesse deixado. Afinal, a Sua Palavra falava que isso jamais aconteceria. Porém, como não observaram o Seu dito, foram abandonados. O Senhor havia declarado que seria com a descendência de Davi para sempre, mas, se os Seus filhos O abandonassem, não teria compromisso com eles. Procure andar com Deus e verá que Ele é bom, completamente fiel e amigo verdadeiro!


Além de prantear e sentir que precisava agir, Neemias também fez jejuns e orações, buscando de Deus a orientação para resolver o problema de Israel. Ora, quando a batalha entra nesta fase, podemos ver a bênção chegando. O Senhor só precisa do oferecimento de alguém para dar aos Seus o que lhes pertence por decreto. Comece a clamar ao Pai pela Palavra e em oração. Então, creia!


Por intermédio de Oseias, o Altíssimo mostrou por que Seu povo é destruído: O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos(Os 4.6). Algo que todas as pessoas devem procurar imediatamente é ter conhecimento dos seus direitos em Cristo!


Veremos na próxima lição algo fantástico. Logo que Neemias começou a buscar o Senhor, ele viu as portas dos Céus lhe serem abertas. Artaxerxes, o rei persa, foi tocado e o autorizou a receber as condições de levar os israelitas a Jerusalém, a fim de reconstruir o muro da cidade, cujas portas tinham sido destruídas a fogo. Deus é fiel!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


45 visualizações

Posts recentes

Ver tudo