top of page

INSS começa a pagar aposentadorias com reajuste nesta quarta-feira


A partir desta quarta-feira (1º), o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começa a pagar aposentados e pensionistas que ganham acima de um salário-mínimo, eles já vão receber os valores com reajuste de 5,93%.


Por Rodrigo Cavalcante, Jornalismo RIT TV -- São Paulo



Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que ganham mais do que um salário-mínimo, já começam a receber o benefício com reajuste de 5,93%. O calendário vai até o dia 7 de fevereiro.

Para aqueles que recebem um salário-mínimo, o pagamento começou em 25 de janeiro, com o novo piso, de mil 302 reais. Esse é o valor mínimo para aposentadorias, pensões por morte e auxílios-doença em 2023.


Já o aumento acima do piso é baseado no índice nacional de preços ao consumidor, que fechou 2022 com alta de 5,93%, segundo dados do IBGE.O INPC mede a variação dos preços para as famílias com renda mensal entre um e cinco salários-mínimos, mas, esse reajuste não deve ser aplicado a todos os beneficiários.


Quem começou a receber os pagamentos a partir de fevereiro do ano passado vai ter a correção proporcional à inflação acumulada do mês de início do benefício até dezembro.


Com o índice, o teto do INSS, que estabelece o valor máximo de qualquer benefício pago pelo instituto também foi reajustado de R$ 7.087,00 reais para R$ 7.507,00, em 2023.



54 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page